A Garota do Ônibus


Blogueira nova e um livro Arretado!
16 de junho de 2015 Nenhum Comentário
Genteeeeeee… PARA TUDO! Preciso dizer: Sou altamente defensora da literatura nacional, sobretudo, pernambucana. O que não diminui meu amor por livros de qualquer lugar do mundo.
Ah, já ia esquecendo. Antes de começar o assunto, preciso me apresentar. Pois então, prazer, Aline Menezes. Não, prazer não. Acho tão estranho falar “prazer”… Talvez satisfação, alegria! Êêê!! Fica melhor assim? Haha. (Risos, por favor)
Sou nova aqui e a Camila me convidou para vir falar sobre minha grande paixão: livros.
Tenho um blog e canal no YouTube chamados “O Quarto de Aline” porque, olha só, também sou apaixonada pelo meu quarto. Tenho 26 anos e diria que não sou uma jovem lá muito normal, que está desempregada, solteira e ainda mora com os pais. Mas sou feliz! Ah, a propósito, fiz Publicidade e tranquei aos 45’ do 2º tempo. Pode isso?!
Bem, essa é a minha vida. Descobri que gosto mesmo é de ler e escrever, MUITO. Descobri que a vida é boa, mesmo quando parece ruim; e que nunca é tarde para começar algo novo. Por isso aceitei estar aqui com vocês! Sou mega fã da Lycia Barros, Paula Pimenta e Kiera Cass, mas trarei comentários sobre diversos livros.
Como grande admiradora da literatura nacional, principalmente dos novos escritores que vêm surgindo e do “BUM!” do Wattpad, venho hoje falar um pouco de um livro que me encanta pela simplicidade, proximidade com nossa realidade e facilidade em fazer rir: “A Garota do Ônibus”, escrito pela simpática recifense Dayana Araújo.
Gente, esse livro é BA-BA-DO! Há vários pontos falhos na edição que prejudica um pouco a leitura e a deixa um tanto cansativa (o que é de se esperar de livros da Sollo Editorial), mas sem tirar o brilho e a comédia da história. Dayana conta com muita naturalidade a história de Elisa, uma garota de 19 anos que acabou os estudos do colégio e precisa trabalhar para ajudar a família, que é da classe c. Seus pais são recicladores de lixo, e logo no início da história a jovem consegue um trabalho num salão de beleza.  Sua melhor amiga é a Mel, que é de uma classe social mais elevada. Mas no salão ela conhece sua mais nova melhor amiga, a Mona, e juntas vão viver muitas aventuras dentro de um ônibus.  A trama no ônibus envolve do início ao fim o cobrador Serginho, o motorista Barriga, e vários passageiros que, ao ler, me trás à lembrança pessoas reais do dia-a-dia.

Pelo que andei pesquisando antes de comprá-lo, há quem não goste do modo como Dayana foi leal à nossa realidade pernambucana, principalmente nos diálogos, ressaltando bem as gírias. Logo no início do livro a protagonista Elisa adverte: “[…] vou logo avisando que não sou nenhuma mocinha boazinha, com falsas poses ingênuas. Se você está esperando alguém assim, pode desistir. Sou barraqueira, alguns dizem até mesmo que sou mal educada, mas […]” Ou seja, ela não tem papas na língua mesmo!
Desacostumada com esse tipo de escrita, achei muito estranho de início, mas no decorrer da história, a leitura parece música aos ouvidos. Dá até pra sentir o sotaque de Elisa saltando das páginas. Kkkkkk… É muito engraçado!
Sou péssima em resenhar sem dar spoillers, mas não há spoiller algum em afirmar que a história se passa praticamente 90% dentro de um ônibus, que no livro é constantemente chamado de “busão”. Mesmo antes de ler, isso foi o que muito me encantou quando fui passear na Saraiva numa tarde qualquer, e vi essa capa linda com esse título que me chamou a atenção. Imediatamente passou um filme em minha mente e fez-me recordar várias situações as quais passei em ônibus. É fatídico que essa história não demonstra 100% da realidade, mas dos livros que já li, foi o que mais me surpreendeu na fidelidade aos costumes do suburbano recifense.
No decorrer da história, Elisa vai quebrando a cara, amadurecendo, descobrindo e aprendendo sobre amizades, relacionamentos, e a lutar pelos seus objetivos. Me diverti muito com ela.
Ai, gente. Sem mais… Esse livro é um queridinho da minha coleção. Desejo uma ótima leitura! Para quem se interessar, está à venda na Amazon e na Sollo Editorial.
Beijos, meus amores! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DESEJADOS

Top Postagens