quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Preciso registrar meu material. Como faço?









Atenção, novos escritores!


1º) Vá ao posto do Escritório de Direitos Autorais da sua cidade, ou o mais próximo;

2º) Busque o máximo de informações com o funcionário que estiver atendendo;

3º) Passe o máximo de informações sobre seu material (livro), a fim de tirar todas as dúvidas, mas com cuidado* para não falar logo o nome ou alguma parte de seu texto;

* Eu sou desconfiada de TUDO, então prefiro desconfiar principalmente dos outros artistas que estarão lá no posto, esperando para serem atendidos.

4º) Você será informado de que deverá preencher e imprimir a GRU (Guia de Recolhimento da União) e posteriormente pagar o  boleto do valor informado em qualquer agência do Banco do Brasil.

5º) Após o pagamento do boleto, você tem apenas 30 dias para voltar ao posto da sua cidade, levando: o comprovante original do pagamento + seu material  em envelope ofício + cópias do RG, CPF e comprovante de residência.

O MATERIAL

1º) Seu material, se for livro NÃO publicado, deverá ser levado em folha de papel tamanho A4, só frente (sem verso), sem grampear ou encadernar.

2º) As folhas devem estar rubricadas, soltas e, por isso, enumeradas.

3º) TODAS as folhas devem estar rubricadas, mas a última deve estar assinada igual ao documento de identidade.

4º) A "capa" deve conter o nome do livro, abaixo o nome do autor e depois o estado e o ano de registro. Se houver capítulos ou for livro de poesias, deve colocar também uma relação enumerada, mas SEM o número da página.

Exemplo:





PARA MAIORES INFORMAÇÕES, entre em contato com o posto do Escritório de Direitos Autorais da sua cidade ou o mais próximo

Como sou de Recife-PE, deixo já aqui algumas informações que estão e que não estão disponíveis no site da Biblioteca Nacional:


Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco
Rua João Lira, s/nº
Bairro Santo Amaro - Recife, CEP: 50050-550
Tel: (81) 3181-2649
Fax: (81) 3181-2640
Clique na imagem para expandir o mapa

E-mail: postoeda_pe@hotmail.com 
Atendimento de segunda a sexta, das 8hs às 16hs

Links do site da Biblioteca Nacional




3 comentários:

  1. Obrigada Aline, esse post me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  2. Como eu faço pra Registra uma música E Só Ir no banco fazer o Gru E Levar A Música escrito e o Extrato do banco é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony. Infelizmente não sei como fazer para registrar uma música. Te indico procurar presencialmente o posto de registro da sua cidade.

      Boa sorte!

      Excluir

Olá, querido visitante! - NOTA IMPORTANTE
Você é muito bem vindo aqui em meu quarto. Se desejar copiar algum dos textos que eu, Aline Menezes, escrevo, favor creditar com meu nome, nome do texto e endereço do blog.
Plágio é crime. No Código Penal Brasileiro em vigor, no Título que trata dos Crimes Contra a Propriedade Intelectual, nós nos deparamos com a previsão de crime de violação de direito autoral – artigo 184 – que traz o seguinte teor: Violar direito autoral: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.  Então, não Plagie!